segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Renato Cartesius

A sensação de que tudo na vida se repete, sempre me deixou maluco. Conforme o tempo passa e a gente vai vivenciando o mundo, passa a ter cada vez mais essa sensação. Como parece que as idéias e o comportamento também seguem essa regra com uma ligeira diferença, chego a conclusão que as coisas não são cíclicas e sim espiraladas. Com o tempo essa espiral vai abrindo e os ciclos anteriores vão apenas influenciando o atual e lá vem o pequeno dejá-vù.

Como não poderia ser diferente, vendo esse vídeo tive mais um deles. Só me resta fazer outra homenagem, mesmo sem ter um xerox à laser, dá pra brindar o cidadão.

Agora vai cabelinho no zóio!

2 comentários:

Rodrigo Souza disse...

Gosto muito de Descartes. Apesar d'ele ter sido um homem muito à frente dos homens da sua época (característica dos gênios), ao mesmo tempo ele era um homem cuja mente habitava uma época onde a explicação final derradeira para tudo era Deus. Tenho certeza que se ele fosse apresentado ao trabalho de Pinker e Dennett muito da natureza divina de sua filosofia seria expandido para um conceitos mais calcados no materialismo e no humanismo secular.

Blogotti disse...

Gosto das idéias dele também e fica claro que a busca por Deus é um fator de motivação para ele. É difícil saber se ele teria sido tão persistente na busca das respostas e na criação do método sem isso, mas vale a especulação. Ele tem o meu respeito mesmo não sendo um ateu.