sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Vinte e Cinco Anos

Eu não sei o motivo, mas 1985 foi um ano importante pra mim. É claro que eu não achava isso em 1990.
Outro dia estava navegando e me deparei com um site que comemora 25 anos do .com. Fiquei pensando que enquanto o mundo despertava para a internet, eu ganhava meu primeiro computador pessoal, um TK-85.

Resolvi então tentar lembrar de outras coisas daquela época e vou compartilhar algumas para comemorar esses 25 anos.



TK-85
Foi meu primeiro "PC" e me faz lembrar das horas intermináveis digitando os programas das revistas. O episódio mais engraçado aconteceu quando meu amigo chutou a tomada e a gente estava quase terminando de digitar o jogo do Donkey Kong. (Porra Bicó!).
Pra quem acha que compartilhar jogos com o bit torrent é novidade, naquela época a gente gravava vários jogos de TK em uma fita cassete e encontrava outros maníacos no jornal Primeira Mão que faziam o mesmo para trocar as fitas nas estações do metrô. P2P rootz!
Não demorou pra eu fazer um upgrade para o TK-90X que também era o brinquedo mais divertido dos nerds da época.

Game Watch!
Esse joguinho era a febre do momento. Um PSP de um jogo só. O melhor Nintendo que eu já tive (o único, é claro). Poucas pessoas (os japas, na maioria) conseguiam ter um desses. Eu tive a sorte de ganhar um numa festa junina. Se quiserem conhecer, achei um site com vários emuladores desses games. Pena que a tela de cristal líquido quebrou, senão seria uma relíquia hoje em dia.

Fliperama
Muita gente nem sabe o que é isso, mas fliper era aquela máquina que agora a gente chama de pinball, onde o divertido era dar Tilts. Até hoje lembro do véio do bar tocando a gente pra fora depois de ficar batendo na máquina."Sai budeguinha!". Tinha também o cara que "secava" (sinônimo de "mandingar") todo mundo pra perder rápido e assim fazer um placar menor que o dele.
Achei uma pagina de um maluco com umas fotos das melhores maquinas de fliper de todos os tempos. Tem a Fire Action, Sure Shot, Vortex, Drakor, Cavaleiro Negro e até dá pra ver uma "Oba Oba". Depois descobri que as fotos são de um clube que tem no ABC paulista (www.pinballbrasil.org) e vai até ter exposição agora em novembro.
Caraca! A gente fritava o dinheiro pra comprar ficha de fliperama. Depois veio a época de jogar vídeo, que agora o pessoal chama de arcade. Esses são mais famosos hoje em dia porque tem emuladores pra todo lado, mas não se compara a jogar na maquina original. Qualquer dia vou fazer um vídeo com as musicas desses jogos antigos.

Nenhum comentário: