Pense em um projeto como uma jornada mitológica onde você irá encontrar criaturas estranhas, terá que matar alguns monstros, mas no final, se for um bom observador, a recompensa virá em forma de aprendizado. Lá vai meu pm cheat sheet.
- Quando: Um projeto DEVE acabar e NÃO vai sair como planejado. Esse é o melhor momento para refletir sobre isso e ter certeza que todos sabem o que significa, inclusive os patrocinadores do projeto.
- Objetivo: Chegar a um FIM com susto e não num susto sem FIM.
- Planejar: Planejamento vem ANTES de tudo. Em hipótese alguma mude a ordem dessa frase.
- Comunicação: PARE agora e preste atenção nesse item. Ele será a sua penitência. Toda vez que algo não sair como planejado, escreva essa palavra em um quadro 92 vezes para lembrar que ela é a única palavra que você deveria lembrar. Isso vale para qualquer outra coisa que você pretenda fazer que envolva mais de uma pessoa ou animal.
- Ruim, Demorado e Caro: São as três cabeças do Cerberus. Sim, aquele monstro de 3 cabeças guardião das portas do inferno. Sempre que você entra no
infernoprojeto você tem a seguinte regra mitológica. Para sair vivo, você deve cortar duas cabeças. Se cortar uma ou nenhuma, a sua cabeça tem grande chance de ser cortada. Se cortar as três, prepare-se para acordar, você não está mais na matrix. - Papéis: Para entender os papéis pense em um breakfast. As pessoas assumem dois papéis distintos: Porco ou Galinha. O porco entra com o bacon e a galinha entra com os ovos. Quando identificar cada papel, saberá quem está comprometido com o projeto.
- Respostas: Um projeto procura respostas para três perguntas básicas: O que, quem e como. Um projeto não procura respostas para os porquês. Se perder tempo nisso é porque não respondeu as perguntas básicas. Perguntas do tipo "quando" são as chamadas "pegadinhas" e servem para testar a sua flexibilidade e o seu poder de negociação. Em um projeto real, tenha em mente o primeiro item dessa lista.
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