quinta-feira, 31 de março de 2011

A arte da comunicação

Hoje consegui entender um pouco mais sobre a arte da comunicação. Há alguns dias, escuto pelo rádio um comunicado insistente da empresa distribuidora de energia da minha cidade. O comunicado:
"Por respeito ao consumidor e visando aperfeiçoar a qualidade de atendimento ... bla bla bla ... a empresa informa que a parti de abril não fará mais a entrega de diversas faturas de energia elétrica em único endereço... "

Ao ouvir isso constantemente pelo rádio, comecei a achar que era importante e que isso afetaria todos os consumidores e até mesmo achei que a empresa deixaria de entregar as faturas. Resolvi entrar no site da empresa por entender que ali encontraria mais informações.

Wrong! Para minha surpresa, no site tinha o mesmo comunicado, idêntico, sem nenhuma vírgula adicional, apenas um 0800 para "mais informações comerciais". Como algo que parece facilitar a vida do consumidor e deixará de ocorrer, pode resultar em mais respeito e qualidade de atendimento? Com a curiosidade aguçada resolvi ligar e depois de falar com a URA que pratica o gerundismo, fui atendido e pedi mais informações sobre o tal comunicado.

Na verdade, a mudança iria afetar apenas aqueles consumidores que tem mais de um imóvel e que hoje recebem as faturas de todos os imóveis em um endereço apenas. As faturas passariam a ser entregues diretamente no endereço do imóvel, ou seja, a facilidade que provavelmente foi colocada "para melhorar a qualidade do atendimento" seria retirada e a empresa continuaria "melhorando a qualidade do atendimento".

Já que eu tinha gasto meu tempo com o telefonema, resolvi sugerir que o comunicado do site recebesse o complemento da comunicação da forma como estavam me explicando e a empresa recusou a sugestão de imediato, dizendo as pessoas que tem mais de um imóvel já teriam recebido essa informação pelo correio.

 Lamentável. +2 Deméritos!

Nenhum comentário: