quinta-feira, 17 de abril de 2014

Páscoa: um transe coletivo

Lá vem mais um feriado da Páscoa.

Por que a páscoa é no domingo? 
Eu tentei ir além do ensinamento da minha instrutora de catequese que dizia:  "É domingo porque é, horas. É a celebração da morte de Jesus Cristo e afinal por que você faz tantas perguntas?"
Na verdade, a páscoa é uma data móvel baseada no calendário judaico e é determinada de acordo com a primeira Lua cheia da primavera.
Tem a ver com um período de comemoração da libertação do povo de Israel do Egito. Isso deu um trabalho danado ao mestre Gauss para calcular o tal domingo a cada ano. Ou seja, além da própria tradição judaica não saber exatamente a data porque as tradições são orais (por isso a referência é a Lua), a data não tem nada a ver com a morte de Jesus Cristo. O que existia nessa época, na tradição judaica, é a morte de um cordeiro. Só pra lembrar, o Deus cristão já teve uma fase Tarantino e exigia de seus seguidores sacrifícios com muito sangue.

O que coelhos tem a ver com isso?
Existem várias explicações em cada povo, mas no geral todas tem a ver com a fertilidade relacionada aos coelhos que se reproduzem bagarai no início da primavera. Os coelhos tem relação também com as tradições pagãs europeias, com os costumes de enterrar ovos para celebrar a fertilidade da terra e decorar as árvores com ovos coloridos.

O que chocolate tem a ver com isso?
A parte do chocolate começou com uma tradição europeia de presentear com ovos decorados e até mesmo banhados a ouro para demonstrar prosperidade. Os franceses, é claro, começaram a rechear esses ovos decorados com chocolate. Na Europa, o chocolate, além de ser feito com mais cacau do que açúcar, não derrete facilmente. 

Conclusão
Nós paramos um país por 4 dias e pagamos uma fortuna para comer chocolate em forma de ovo, que não tem nenhuma semelhança com o chocolate francês, em uma data ditada por uma tradição europeia do povo judaico, pensando ter a ver com Jesus Cristo, que é uma personagem de outra tradição que não tem nenhuma relação com as loucuras pagãs da tal Lua cheia da primavera, e não tem nada a ver com a fertilidade dos coelhos porque aqui no hemisfério sul, nessa época do ano que se comemora a Páscoa, é outono.

É ou não é um transe coletivo?