quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Xá Comigo #2

Meu DVD Player pifou já faz um tempo. Por experiência própria eu já sabia que ao levar para o conserto não sairia barato.

Quando o valor do conserto é barato, o pessoal arredonda para uns 40% do valor do equipamento só para o otário não desistir do reparo. Então, mais uma vez decidi botar a mão e arrumar. Minhas experiências anteriores não estavam no campo dos eletrônicos. Eu já havia trocado algumas peças da máquina de lavar, trocado o transformador da secadora, restaurado as peças do fogão, consertado ventiladores e aspiradores de pó. Já tenho experiência para abrir a minha biboca de conserto de eletrodomésticos quando me aposentar.

Depois do diagnóstico e de abrir o aparelho descobri que a placa que tem o circuito da fonte estava com problema. Olhei para aquele capacitor meio estufado cheguei a pensar em trocá-lo, mas mesmo tendo a sensação de ter descoberto o problema, decidi não arriscar. Procurei uma loja autorizada e questionei o preço da placa da fonte. O fabricante me ofereceu a 45 pila. Para constar, 16% do valor do aparelho. Achei um bom negócio e comprei a peça. Porém quando o cidadão me mostrou a peça, me disse que ela não era exatamente o mesmo modelo e que eu teria que tirar um ou dois componentes da original e colocar na nova. A essas alturas ele já acreditava que eu era um técnico experiente e eu também.

Pra trocar os componentes eu precisaria comprar um pequeno ferro de solda que me custou mais 13 pila. Com aquela pulga atrás da orelha, resolvi aproveitar a loja de eletrônicos e comprar também o capacitor que eu estava desconfiado que me custou mais 53 centavos. Já que eu iriar me desfazer da placa antiga, poderia aproveitar para fazer minhas experiências com ela.

O resultado foi que a placa original passou a funcionar quando eu troquei o capacitor. Assim, pelo preço de 13,53 consertei o aparelho e ainda fiquei com um ferro de solda novo para as próximas experiências e uma placa de fonte nova na mão. Se alguém tiver um DVD Player da Phillips com defeito na fonte, vendo a placa baratinho, pelo preço de custo. :O)
Postar um comentário